sexta-feira, 29 de março de 2013

Dois cursos da Fatec Zona Leste não estão reconhecidos



Após três anos de curso, 180 estudantes da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), na Zona Leste da capital, ainda não receberam o diploma. Os alunos dos cursos de informática e produção com ênfase em plásticos que se formaram em junho de 2006 e dezembro do mesmo ano foram surpreendidos, ao final da graduação, com a notícia de que seus cursos estão sem reconhecimento. O documento é dado pelo Conselho Estadual de Educação.

“Fiz três anos de faculdade, me esforcei para bolar o TCC [trabalho de conclusão de curso] e no final não poder receber meu diploma é muito ruim” disse Sabrina Ramires Lima, 22, que concluiu o curso de produção com ênfase em plásticos em dezembro do ano passado. Foi ela quem entrou em contato com o G1 para relatar o problema.

De acordo com João Mongelli Netto, do Centro Paula Souza, entidade responsável pelasFatecs, os dois cursos passaram por uma atualização e tiveram que sofrer novo processo de reconhecimento. “Os alunos devem ter paciência e aguardar o reconhecimento, isso tudo leva um tempo. Não é uma coisa imediata, o aluno se formou e recebe logo o diploma”, afirmou. Os cursos foram criados em 2002 e possuíam reconhecimento até o primeiro semestre de 2006.

De acordo com a instituição, enquanto não recebem o diploma, os estudantes podem solicitar o certificado de conclusão de curso, que comprova que eles fizeram a graduação.
“Os alunos devem ter paciência e aguardar o reconhecimento, isso tudo leva um tempo. Não é uma coisa imediata, o aluno se formou e recebe logo o diploma”, afirmou João Mongelli Netto, do Centro Paula Souza, entidade responsável pelas Fatecs.

O documento, no entanto, não serve para todos os casos. O formando de produção com ênfase em plásticos, Edson Negrini, 44, por exemplo, disse que está tentando concurso público e teme não ter o diploma para apresentar caso seja aprovado. “Se eu passar, não poderei assumir porque eles só aceitam o diploma”, disse. Os estudantes também reclamam que não foram informados que poderiam pedir o certificado de conclusão.

Um outro graduado, Rafael Brandão, 25, é programador de produção em uma metalúrgica e diz que precisa do diploma para conseguir uma promoção na empresa. Ele conta que fez o trabalho de conclusão de curso sobre um procedimento da metalúrgica e ganhou o prêmio de funcionário destaque do ano, daí a promoção após a formatura.

A assessoria de imprensa do Centro Paula Souza informou que a instituição tem a expectativa de que o reconhecimento saia o mais rápido possível.
 Regularização
O presidente do Conselho Estadual de Educação, Pedro Salomão José Kassab, disse que o processo pode durar pelo menos três meses, se nenhum conselheiro pedir vistas sobre o assunto, o que, segundo ele, raramente acontece.

De acordo com Kassab, os dois cursos estão passando por uma atualização periódica de reconhecimento. “Normalmente os cursos das Fatecs não costumam ter problema. É uma instituição séria”, afirmou. De acordo com o presidente do conselho, a demora ocorre porque são muitos processos para a pequena estrutura do órgão.

Para renovar o reconhecimento, um especialista do conselho vai até a entidade de ensino, analisa uma série de dados e faz um relatório para o órgão estadual. Um conselheiro fica responsável pelo caso, opina se é favorável ou não ao reconhecimento e submete seu parecer à votação no plenário da Câmara de Educação Superior do conselho. É nessa etapa que pode haver pedido de vista. Segundo Kassab, ainda não está pronto o relatório do especialista. O profissional tem dois meses para concluir o trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário