sexta-feira, 29 de março de 2013

Fatecanos: fazer engenharia ou não....


Alguns depoimentos encontrados na net..

CARLOS R .·. 
Saí da FATEC depois de dois cursos e 9 anos dentro dela (97 a 06) e até hoje nunca consegui nada como tecnólogo. 
Minha esposa, ídem a mim. Com o diploma de tecnóloga debaixo do braço ela não conseguiu nada. Resolveu complementar o curso fazendo engenharia civil na Uninove mesmo e, depois de 3,5 anos na Uninove é dez (pois quem sai da FATEC só tira dez nessa Uni) conseguiu um belo emprego numa ótima construtora. Hoje ela é gerente de orçamentos e está nadando de braçadas na carreira. 

Não perca tempo achando que somente com a FATEC você encontrará boas oportunidades. Quem consegue é excessão, não regra. Complemente seus estudos, seja competente e dedicado e usufrua de uma carreira de sucesso. 



Gilssara L.  Sou formada em Hidráulica e Saneamento Ambiental, não segui engenharia, fiz duas pós, cursos, mas percebo preconceito quanto ao curso de tecnologia :/
Alguns colegas foram para Anhembi Morumbi, não sei dizer se tem engenharia na área de mecânica...
Boa sorte.



Rafael ... • Bom dia pessoal , passei pela mesma situação que a maioria e posso afirmar, o mercado não conhece o tecnologo como profissional de nível superior , inclusive a remuneração também acompanha a falta de conhecimento da profissão , para variar o governo " importou" dos EUA esse modelo de ensino, porém nos EUA ele foi desenvolvido na época que Querra fria devido a necessidade de obter profissionais específicos com um prazo curto. Dessa forma após terminar o curso de Tecnologo mecãnico com enfase em projetos depois de alguns anos percebi que necessitava procurar um curso de engenharia. Estudei Eng. Mecânica na FSA em Sto André e o curso demorou 3,5 anos após me forma obtive um convite pra trabalhar como engenheiro e faço isso até esse momento. Conselho a todos , façam engenheraria e evitem o curso de tecnólogo , inclusive alerto isso a todas as pessoas que estão se preparando pra entrar na FATEC. Infelizmente essa é a realidade.

Marcelo R • Boa tarde, a todos.
Sou formado em Tecnologia Mecânica com enfase em Processos de Produção pela Fatec - SP (2007), no ano seguinte fiz o mesmo caminho que a maioria fui para FMU pois achava que iria ser melhor, porém esta instituição na época não era muito organizada, deixando a desejar em vários aspectos. Então fiz uma Pós-Graduação pela Unicsul, porém mesmo assim o Mercado "exige" que você seja Engenheiro, então estou nessa caminhada, 8° semestre. Com relação ao tempo não varia muito de 2,5 a 3,0 anos.
Boa sorte na escolha.



Infelizmente essa é a realidade do mercado...tenologos não são reconhecidos e os salários são os mesmos dos técnicos...por isso a maioria usa de escada para uma graduação.


Fonte: http://www.linkedin.com/groups/Aos-formados-Voc%C3%AA-fez-engenharia-3081047.S.127545241

Um comentário:

  1. Bom dia pessoal, acabei achando este post, meio antigo, mas vamos lá. Alguém mais tem experiências para compartilhar? Me formei em 2014 e estou trabalhando na área desde então, mas o mercado está difícil e só o diploma de tecnólogo não vale muito. Estou muito indeciso sobre cursar engenharia. Estou pensando em Unip, Uninove ou FMU.

    ResponderExcluir