domingo, 12 de fevereiro de 2012

Prefeitura de São Paulo mostra Plano de Desenvolvimento para a Zona Leste

As intervenções preparadas para a região foram apresentadas em audiência pública no Instituto de Engenharia

A foto mostra conjunto de prédio e paisagismo de como ficará o Polo Institucional na Zona leste após entrega da obra.O Plano de Desenvolvimento da Zona Leste, parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, foi apresentado no último dia 11 de novembro, em audiência pública no auditório do Instituto de Engenharia, em São Paulo.
Com um total de investimento de R$ 353 milhões até 2014, o Plano de Desenvolvimento da Zona Leste tem por objetivo:

• Geração de empregos associados à lei de incentivos
• Melhoria da mobilidade urbana e do viário coletor
• Ampliação das áreas verdes incorporando as já existentes
• Melhoria nas condições de drenagem
• Incentivo a melhoria do padrão habitacional
• Alteração nos parâmetros urbanísticos favorecendo maior permeabilidade
• Incentivos para a produção de habitação de interesse social e habitação de mercado popular
• Integração do Polo Institucional e Tecnológico ao desenvolvimento do Polo Econômico.

Esta é uma imagem aérea que mostra como ficará o sistema viário na Zona Leste com as obras públicas. O Desenho mostra o Itaquerão, o Fórum, o Polo Institucional e o Centro de Convenções.Junto à criação do Polo Institucional e das adequações do sistema viário, a região ganhará os seguintes equipamentos públicos:
1. Fórum Judiciário
2. Fatec/ETEC
3. SENAI
4. Incubadora e Laboratórios
5. Centro de Convenções e Eventos
6. Posto da Polícia Militar
7. Obra Social Dom Bosco
8. Rodoviária
9. Arena de São Paulo (Itaquerão)
Os investimentos se justificam uma vez que essa região, a 35 quilômetros distantes do centro econômico e cultural da cidade, apresenta determinadas condições tais como:
• contingente populacional expressivo
• baixa oportunidade de emprego
• infraestrutura que não favorece o desenvolvimento econômico
• população obrigada a fazer grandes deslocamentos diários até a área central
• infraestrutura viária e transporte público sobrecarregados.

 Esses fatores geram baixa qualidade de vida a seus moradores e estabelecem um círculo vicioso que cria entraves ao desenvolvimento econômico e social da população e, consequentemente, da região.
Assim, ao ampliar e melhorar o sistema viário e de transporte, instalar equipamentos públicos e dar incentivos fiscais, a Prefeitura de São Paulo promove a geração de empregos diretos e indiretos e atrai investimentos para a região.



Novos negócios surgirão e a presença do Poder Público servirá de incentivo para que as empresas se instalem e permaneçam na zona leste.

a imagem mostra uma foto de como ficará o estádio de futebol todo iluminado à noite, com as arquibancadas cobertgas.Também se considera que o único eixo existente hoje no município passível de expansão é a zona leste, com grande extensão territorial ainda não ocupada, uma vez que nas outras áreas a cidade já cresceu e alcançou seus limites.
 Pela Prefeitura, os órgãos e secretarias envolvidos são: 
Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLA
Secretaria de Desenvolvimento Urbano - SMDU
Secretaria de Infraestrutura Urbana - SIURB
Secretaria Municipal de Transportes - SMT
Secretaria do Verde e Meio Ambiente - SVMA
Pelo governo do Estado, que participa das intervenções através de convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo, participam:
Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional - SPDR
Secretaria Estadual de Transporte Metropolitano - STM
Secretaria Estadual de Logística e Transportes - SLT 
Departamento Estadual de Estradas de Rodagem - DER
Desenvolvimento Rodoviário –SA. – DERSA

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