quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Expectativa de contratação é a menor desde 2009, diz consultoria

O estudo trimestral realizado pela consultoria ManpowerGroup sobre empregabilidade descobriu que os gestores brasileiros estão menos otimistas quanto a contratações nos próximos três meses.


Apesar de os números serem considerados "saudáveis" --indicando que 29% dos entrevistados esperam aumento no número de funcionários, 62% manterão suas equipes e 8% preveem uma diminuição-- o índice de "Expectativa Líquida de Emprego" calculado pela consultoria ficou em +21% para o primeiro trimestre de 2013.
No entanto, se comparado ao 4º tri/2012 e 1º tri/2012, são 3% e 12% a menos, respectivamente, igualando ao menor índice (4ºtri/2009) desde que o estudo é feito no Brasil.
No país, 851 gestores participaram do estudo respondendo a pergunta: Qual sua expectativa para o volume de contratações de sua empresa para o 1º trimestre (até março de 2013), em comparação com o trimestre atual?
"Apesar das intenções de contratação no Brasil sofrerem uma queda em comparação aos trimestres anteriores, o que já era esperado, o índice positivo de 21% ainda é um dos maiores do mundo", afirma Riccardo Barberis, presidente do ManpowerGroup no Brasil.
MELHORES SETORES
Com base neste cenário econômico, o estudo também mostra quais setores têm a melhor perspectiva de aumento de vagas no 1º trimestre de 2013.
Entre essas áreas, os que mais esperam contratar são: serviços (+27%), transportes e serviços públicos (+27%) e comércio (+25%).
Os empregadores menos otimistas são do setor de administração pública e educação (+10%).
Comparando as intenções de contratação entre as regiões brasileiras, a pesquisa indicou que o Estado do Paraná tem as mais altas expectativas no próximo trimestre: +28%.
Já os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo esperam +23%, +22% e +17%, respectivamente. A cidade de São Paulo teve o mesmo índice do Estado (+17%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário