sábado, 8 de setembro de 2012

Profissões do futuro

Muitos perguntam sobre as profissões do futuro. Com as mudanças de um mundo cada vez mais rápido, conectado, com informação disponibilizada e uma preocupação crescente com as próximas gerações temos novas demandas, que juntamente com outras que sempre existirão formam espaços de trabalho que serão ocupados pelos profissionais, principalmente os das gerações Y e Z.
Então, quais são as profissões do futuro?
Vinculadas à informática: desde Análise de Sistemas até Programação e Desenvolvimento em diferentes linguagens para diversos aplicativos. Exemplos: programador de sistemas, principalmente os utilizados em interfaces gráficas e ERPs (Enterprise Resource Planning)que integram todos os dados e processos da empresa em um único sistema), analista de sistemas, analista de processos, gestor de projetos e analista de banco de dados (DBAs).
Vinculadas às redes sociais: entendimento de tendência, utilização deste meio para propaganda, disponibilização de informação, forma de ouvir o cliente/ consumidor e tantos outros usos que ainda estão em análise. Exemplos: analistas (de redes sociais, de marketing para estratégias voltadas às redes, de comunicação).
Vinculadas à sustentabilidade: desde consultoria para as empresas serem mais sustentáveis e treinamentos até a consolidação de projetos (ambientais, sociais, comunitários, produtos verdes, atendimento focado no futuro). Exemplos: analistas (de sustentabilidade, de comunicação, de produto), engenheiro ambiental, biólogo, etc.
Vinculadas à qualidade de vida: pode ser tanto relacionada à estética, ao comer bem, cuidar do corpo e da mente, enfim, a tudo que remete ao cuidado de si e da família. A tendência aqui é fazer a qualidade de vida estar cada vez mais adaptada e engendrada com o dia a dia da pessoa. Exemplos: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, esteticista, massagista, chef, psicólogos, empresários que têm negócios vinculados ao entretenimento, médico da família, hebiatras.
Vinculadas à tecnologia: as áreas de Pesquisa e de Tecnologia também são profissões que podem ser consideradas do futuro. Exemplos: engenheiros (todos, desde civis, de produção, mecânicos, elétricos, passando por de alimentos, até físicos, que lidam com tecnologia de ponta).
A necessidade de conexão e disponibilidade que tanto a geração Y como a geração Z têm movimentam o mercado para a qualidade, mas com um bom tempo de resposta. Esse time deverá estar cada vez mais no mind set das empresas. Siga confiante e boa sorte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário