quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Emprego dos sonhos



Quem não almeja conquistar o emprego dos sonhos? Trabalhar com o que se gosta, além de muito prazeroso, dá ânimo e disposição para fazer tudo com excelência. Mas conquistar esse alvo nem sempre é uma tarefa fácil. Exige dedicação e disciplina. Para isso, algumas dicas podem ser importantes. Confira!
Defina objetivos: defina que área e carreira quer seguir. Quando estabelece metas, você evita atirar em qualquer direção e mira o lugar onde quer estar. Identifique quais são seus talentos, pontos fortes e fracos, competências, habilidades, anseios e prioridades. Isto ajuda você a identificar qual emprego é mais compatível com sua realidade, além de ajudar a traçar uma estratégia para alcançá-lo.
Arrisque: não tenha medo de novos desafios, pois eles garantem grandes conquistas. Esteja preparado para encarar as mudanças que podem aparecer na sua vida.
Mantenha os pés no chão: não tente enganar a si mesmo ou aos outros. Seja transparente, não finja ser o que você não é e nem saber o que você não sabe.
Atualize  seu currículo e prepare-se para as entrevistas: um currículo bem-feito é fundamental para quem está em busca de um bom emprego. Mencione as atividades que já realizou, apresente cada uma e informe seus objetivos. Prepare-se para responder perguntas complexas tais como: Quais seus pontos fracos? Por que saiu do emprego anterior? Por que acredita ser o melhor candidato para esta vaga? Outra dica bastante valiosa é estudar sobre o universo da empresa antes e decidir se é o local onde você quer mesmo trabalhar.
Candidate-se às vagas e faça networking: procure vagas do seu interesse. Além de ampliar suas chances de fazer entrevistas, seu contato com as oportunidades disponíveis irá ajudá-lo a se manter bem informado com as mudanças do mercado de trabalho. Procure por empresas que você deseja trabalhar e vagas compatíveis com o seu perfil e habilidades profissionais. Retome também contatos e solicite indicações.
Atualize-se: procure aumentar seus conhecimentos sobre a sua área, leia os livros mais atuais, revistas, artigos, etc. Participe de congressos, cursos, fóruns e palestras. Seja flexível ao negociar sua remuneração. Se a empresa oferecer um valor abaixo do pretendido, avalie se vale a pena e em quanto tempo ela pode oferecer crescimento, aumentos e promoções. É importante pensar também se o fator decisório é a remuneração ou o cargo e observar se a empresa dará oportunidade para desenvolvimento profissional e para que dê o melhor de si. Aproveite as dicas e boa sorte!       

José Roberto Marques é presidente do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC (www.ibccoaching.com.br), master coach sênior e trainer e autor do Livro Coaching de Carreira - Construindo Profissionais de Sucesso. 
José Roberto Marques
José Roberto Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário