terça-feira, 24 de julho de 2012

Melhore seu desempenho




Sabemos que mais importante são as ações, mas a maneira como pensamos interfere, e muito, nos resultados que obtemos na vida. Na verdade, pensamentos geram sentimentos, que geram comportamentos, que reforçam os pensamentos iniciais.
Logo, pensar em situações de fracasso aumenta a sensação de derrota que, inconscientemente, produzirá ações que confirmem o fracasso, repetindo os mesmos reveses. Alguns psicólogos chamam esse mecanismo de profecia autorrealizável: previsões que quase sempre se cumprem para confirmar os prognósticos de quem as fez. Por exemplo: “Não falei que ia dar errado?” ou “Eu nunca conseguiria, nem deveria ter tentado!”.
É importante saber que, se você quiser interromper esse círculo vicioso, terá de entender as causas do problema – que estão no passado – para melhorar os resultados – que acontecem no presente.
Por outro lado, todo mundo tem algum talento especial. Se você é habilidoso em vendas, tem facilidade para fazer cálculos, toca bem um instrumento musical, aprende idiomas em pouco tempo, faz amigos em qualquer lugar ou consegue ser franco sem ofender as pessoas, pode ter certeza que também desenvolveu a base desses pontos fortes no passado.
Entender como você desenvolveu qualquer habilidade é importantíssimo para reforçar a autoestima e construir um círculo virtuoso.
Pensar sobre situações em que você foi bem-sucedido gera uma sensação de bem-estar. Essa sensação estimula comportamentos que reforçam os pensamentos sobre sucesso, realimentando um círculo virtuoso.
Pensar em sua habilidade de persuasão aumenta a autoconfiança, o que o torna ainda mais persuasivo, reforçando o padrão de pensamentos e ações relacionados a essa habilidade que tende a ficar cada vez melhor. O sucesso reforça a sensação de bem-estar, o que aumenta as ações para manter essa situação.
Está preocupado com uma negociação, com uma entrevista de emprego, com um projeto a ser apresentado ou um pedido de aumento? Sugiro abandonar o círculo vicioso e focar suas qualidades para alimentar o círculo virtuoso. Tenha a certeza de que, com passar do tempo, seus resultados serão cada vez melhores.    

Eduardo Ferraz é consultor  em Gestão de Pessoas, especialista em treinamentos usando como base a neurociência comportamental  e autor do livro “Vencer é ser você”, da Editora Gente
(www.eduardoferraz.com.br)          

Nenhum comentário:

Postar um comentário