domingo, 10 de junho de 2012

Estratégias de estudo




Na pesquisa que realizamos no começo do ano sobre sonhos dos brasileiros para 2012, 54% dos pesquisados afirmaram que desejam investir mais tempo para desenvolver sua carreira e, para isto, pretendem fazer faculdade, pós-graduação, cursos, etc. 
No entanto, as pessoas querem estudar, mas não têm tempo ou disposição para fazer a coisa acontecer. São muitos os fatores que prejudicam nossa performance, mas com persistência e as técnicas certas é possível ter bons resultados. 
O mais importante para você iniciar os estudos é descobrir em qual momento do dia você rende mais. Se você é melhor de noite, coloque as lições mais difíceis neste período e reserve as coisas mais fáceis e rápidas para aqueles que não está tão ativo.
Aproveite enquanto você está disposto. Se ficar cansado, é melhor parar, pois se forçar a barra vai diminuir seu aprendizado ou até terá que rever tudo depois. Essa estratégia aliada a uma boa alimentação, em intervalos de três em três horas, ajuda seu cérebro a pensar melhor. 
Outra pergunta que me fazem é se vale a pena estudar longas horas ou se é melhor intercalar com momentos de lazer. O tempo para você mesmo é vital, oxigena o pensamento, ajuda a ter ideias e recupera a energia.  Quanto maior a rotina de estudo, maior a necessidade de realizar atividades que ajudem a aumentar o equilíbrio, como um esporte, um hobby. 
Na hora de estudar, o uso de algumas técnicas podem ser bem interessantes como a confecção de resumos de assuntos mais complexos ou mapas mentais, que são uma forma gráfica de apresentação de ideias que retomam os conceitos aprendidos em poucos minutos. Vale também aprender técnicas de memorização, haja vista que, com pouco esforço, você consegue lembrar textos e fórmulas. 
Por último é essencial criar um plano com matérias para dias de estudo e tarefas para realizações de exercícios de reforço. Sem um plano, a meta de passar no exame fica grande demais, às vezes parece inatingível. Quanto maior sua capacidade de quebrar isso em pequenas atividades para o dia a dia, maior a capacidade de execução e menor seu nível de procrastinação. 
Estudar é uma habilidade que podemos desenvolver com persistência e determinação. Com um pouco de equilíbrio e gestão de tempo, seu estudo pode dar muitos frutos! 

Christian Barbosa é especialista em administração de tempo e produtividade, fundador da Triad PS e autor dos livros A Tríade do Tempo; Você, Dona do seu Tempo; Estou em Reunião; e Equilíbrio e Resultado: por que as pessoas não fazem  o que deveriam fazer?  (www.triadps.com.br e www.maistempo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário