domingo, 20 de novembro de 2011

1ª Semana Tecnológica na Fatec Tatuapé




 Mesmo sendo a primeira semana cultural realizada pela faculdade, a organização do evento surpreendeu a todos. Tudo isso devido aos esforços dos professores e fatecanos que contribuíram com muito esforço e dedicação na elaboração das imagens e na organização do evento.
   Logo na abertura do evento, tivemos a oportunidade de conhecer melhor a professora Ivanete, diretora da Fatec Tatuapé, que destacou na sua breve, mais não menos importante, palestra sobre os desafios da educação tecnológica no Brasil e ainda distribui algumas obras de sua autoria por meio de sorteio para alguns poucos sortudos. Logo após, ouvimos a palestra do engenheiro Frederico Viebig que ficou muito a vontade e de forma descontraída deixou os ouvintes impressionados com seu amplo conhecimento sobre o tema acessibilidade e demonstrou que medidas como calçadas rebaixadas, semáforos sonoros e ônibus adaptados facilitariam a vida dos deficientes. Também comentou sobre as mudanças nas normas de acessibilidade NBR 9050 e finalizou sua apresentação com imagens engraçadas de erros na aplicação das normas de acessibilidade.
   No dia seguinte apreciamos a palestra do Arquiteto Carlos Alberto Loureiro que como um bom palestrante utilizou em sua apresentação o apoio de slides e explicou aos ouvintes a importância do arquiteto não apenas na elaboração de projetos. Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto envolve todas as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo, e diversas formas de design. E ajudou alguns ouvintes que tinham duvidas sobre as atividades desenvolvidas tanto pelos arquitetos e engenheiros até para uma futura continuação de seus estudos em alguma das áreas comentadas e ainda respondeu algumas perguntas sobre o seu local de trabalho (Metro).
   No terceiro dia, tivemos a presença do Engenheiro Nelson Lúcio Nunes que com criatividade e entendimento profundo do assunto abordado e com estilo agradável e bem humorado, prendeu a atenção dos ouvintes presentes e destacou as grandes construções do Brasil e do mundo. E no mesmo dia teve a apresentação de dança da turma de controle de obras, que impressionou a todos.
   E no último dia do evento assistimos ao filme “O outro lado da rua” e tivemos as presenças da Drª. Daniela Kahn, Dr. Rodolfo Eduardo Scachetti e do Professor Ricardo que apresentaram ao público presente uma leitura do longa-metragem, cada um com seu estilo próprio e demonstrando grande habilidade na interpretação sobre o tema principal do filme, neste caso a janela. Também vivenciamos a história de vida de um fatecano, que expôs as dificuldades que teve na vida e a apresentação de marionetes, da fabula dos três porquinhos, em inglês, organizada pela turma de edifícios, foi muito divertida.
   No geral, o evento foi muito proveitoso e acho que nem os mais otimistas esperavam tanto. E com essa experiência adquirida à próxima será muito melhor e ainda teremos mais participantes, já que no próximo semestre haverá novas turmas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário