sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Imagem de gente grande


Numa sociedade orientada pela comunicação não verbal deixar-se levar pela ideia de que não julgamos ou somos julgados pela aparência é, no mínimo, ingenuidade. E uma vez que estamos cada vez mais absorvidos e atraídos por fotos e vídeos postados – e acessados - à exaustão nas redes sociais, saiba que o julgamento é feito num piscar de olhos. É cruel, mas é real: a opinião do outro sobre nós vai passar pela imagem que projetamos.
No ambiente corporativo, alinhar a própria imagem à da empresa e/ou área na qual trabalhamos, mais do que inteligente, é uma necessidade. Não pense que estamos falando sobre o uso de roupas de marca, acessórios caros, cortes de cabelo em salões de prestígio. Falamos de coerência. De impregnar-se de símbolos que contem sobre suas qualidades, seu conhecimento e sua disponibilidade em realmente se engajar nesse que será seu novo ganha-pão.
Se você está ingressando numa empresa agora, iniciando sua carreira, deixe a ingenuidade de lado e reflita sobre duas dicas básicas:
1)    Você não é mais um estudante, comunique isto ao mercado. Troque o visual da universidade (o jeans detonado, os tênis encardidos e a camiseta surrada) por, no mínimo, jeans escuro,  polo ou camisa e um mocassim – mulheres vão se beneficiar de saltos médios. Comunique maturidade, livrando-se de peças que o façam parecer menos preparado ou ocupado que seus colegas. Roupas ultrajovens comunicam tempo em vez de comprometimento. Vestido como estudante, você sempre parecerá disponível para receber tarefas que são delegadas a estudantes. É isto o que você quer?
2)    Não basta vestir a roupa com cara profissional, vista a que comunique as qualidades pertinentes ao sucesso na sua área de atuação. Se está em áreas ou empresas mais modernas e criativas, sua roupa pode ser mais jovem, descontraída e comunicar um pouco de atrevimento e ousadia (que você consegue fugindo do uso de peças muito clássicas). Mas se está num ambiente mais sério e tradicional, aposte nas que comuniquem um mínimo de formalidade.  Pense no estereótipo do profissional bem-sucedido de sua área e inspire-se nele (não é fantasiar-se, é traduzir as qualidades): publicitários, arquitetos, designers precisam parecer criativos e arrojados; dentistas, médicos, advogados e executivos precisam parecer sérios, maduros e confiáveis, e assim por diante.
Dê uma chance adicional à sua carreira mostrando em sua imagem o profissional capaz que você é. Sucesso!           

Ana Vaz é consultora de imagem                   
Ana Vaz

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