sexta-feira, 29 de março de 2013

Faltam 300 docentes nas Fatecs e Etecs, diz governo


Em pedido à Justiça Eleitoral, que analisa contratações de servidores durante as eleições, o governo estadual admite déficit de 3% de professores na rede de escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs). A contratação obteve parecer contrário da Procuradoria Regional Eleitoral, mas foi autorizada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral. A contratação, em caráter emergencial, deve ser de professores temporários (não concursados). O Centro Paula Souza, que faz a gestão de Etecs e Fatecs, informou que faltam cerca de 300 professores em um universo de 12 mil.
No pedido à Justiça, o Centro Paula Souza afirmou que o número de alunos matriculados "passou de 120 mil em 2006 para 240 mil". Diante da expansão, o ofício revela que não há "docentes em número suficiente". É a primeira vez que o governo reconhece falta de professores na rede tecnológica, algo mais comum na rede regular, que tem quase a metade dos docentes como temporários. Até então, o governo dava explicações pontuais sobre déficit, conforme surgiam as reclamações. 

Conclusão sobre fatecanos.

Se eu tenho uma empresa, não vou contratar ninguém por causa de um pedaço de papel. Eu quero ter certeza de que a pessoa pode contribuir, pode resolver os problemas que vai enfrentar, pode se relacionar bem com as outras pessoas e principalmente que tenha conhecimento técnico para o cargo.

Não me importa se é mestre, doutor, tecnólogo ou oreia-seca, o que importa pra mim é que tenha adquirido o conhecimento técnico que a minha empresa precisa. Como? Não me importa.

Ou você acha que eu vou ganhar mais dinheiro só porque eu tenho um doutor na minha equipe, mas que passou a vida dando aula e não tem vivencia pratica dos problemas de uma empresa?

O diploma eh um dos quesitos a serem avaliados numa entrevista, em algumas empresas é essencial, em outras não  em algumas empresas tem peso maior, em outras não  Mas o que determina mesmo o quanto você vai ganhar, ou o quanto sera respeitado é a sua capacidade técnica, não o seu titulo.

E assim que deve ser, na minha opinião  nada de reserva de mercado pra quem passa 3 ou 4 ou 5 anos fazendo trabalhinho pela metade, tirando nota 6 e quando se forma mal eh capaz de implementar o TCC.

Graduação, pós-graduação, mestrado etc... são ferramentas de aprendizado, excelentes por sinal. Mas se a pessoa não usa-las para aprender de fato, não vai querer depois criar reserva de mercado para sua incompetência.

Fatecanos: fazer engenharia ou não....


Alguns depoimentos encontrados na net..

CARLOS R .·. 
Saí da FATEC depois de dois cursos e 9 anos dentro dela (97 a 06) e até hoje nunca consegui nada como tecnólogo. 
Minha esposa, ídem a mim. Com o diploma de tecnóloga debaixo do braço ela não conseguiu nada. Resolveu complementar o curso fazendo engenharia civil na Uninove mesmo e, depois de 3,5 anos na Uninove é dez (pois quem sai da FATEC só tira dez nessa Uni) conseguiu um belo emprego numa ótima construtora. Hoje ela é gerente de orçamentos e está nadando de braçadas na carreira. 

Não perca tempo achando que somente com a FATEC você encontrará boas oportunidades. Quem consegue é excessão, não regra. Complemente seus estudos, seja competente e dedicado e usufrua de uma carreira de sucesso. 



Gilssara L.  Sou formada em Hidráulica e Saneamento Ambiental, não segui engenharia, fiz duas pós, cursos, mas percebo preconceito quanto ao curso de tecnologia :/
Alguns colegas foram para Anhembi Morumbi, não sei dizer se tem engenharia na área de mecânica...
Boa sorte.



Rafael ... • Bom dia pessoal , passei pela mesma situação que a maioria e posso afirmar, o mercado não conhece o tecnologo como profissional de nível superior , inclusive a remuneração também acompanha a falta de conhecimento da profissão , para variar o governo " importou" dos EUA esse modelo de ensino, porém nos EUA ele foi desenvolvido na época que Querra fria devido a necessidade de obter profissionais específicos com um prazo curto. Dessa forma após terminar o curso de Tecnologo mecãnico com enfase em projetos depois de alguns anos percebi que necessitava procurar um curso de engenharia. Estudei Eng. Mecânica na FSA em Sto André e o curso demorou 3,5 anos após me forma obtive um convite pra trabalhar como engenheiro e faço isso até esse momento. Conselho a todos , façam engenheraria e evitem o curso de tecnólogo , inclusive alerto isso a todas as pessoas que estão se preparando pra entrar na FATEC. Infelizmente essa é a realidade.

Marcelo R • Boa tarde, a todos.
Sou formado em Tecnologia Mecânica com enfase em Processos de Produção pela Fatec - SP (2007), no ano seguinte fiz o mesmo caminho que a maioria fui para FMU pois achava que iria ser melhor, porém esta instituição na época não era muito organizada, deixando a desejar em vários aspectos. Então fiz uma Pós-Graduação pela Unicsul, porém mesmo assim o Mercado "exige" que você seja Engenheiro, então estou nessa caminhada, 8° semestre. Com relação ao tempo não varia muito de 2,5 a 3,0 anos.
Boa sorte na escolha.



Infelizmente essa é a realidade do mercado...tenologos não são reconhecidos e os salários são os mesmos dos técnicos...por isso a maioria usa de escada para uma graduação.


Fonte: http://www.linkedin.com/groups/Aos-formados-Voc%C3%AA-fez-engenharia-3081047.S.127545241

Dois cursos da Fatec Zona Leste não estão reconhecidos



Após três anos de curso, 180 estudantes da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), na Zona Leste da capital, ainda não receberam o diploma. Os alunos dos cursos de informática e produção com ênfase em plásticos que se formaram em junho de 2006 e dezembro do mesmo ano foram surpreendidos, ao final da graduação, com a notícia de que seus cursos estão sem reconhecimento. O documento é dado pelo Conselho Estadual de Educação.

“Fiz três anos de faculdade, me esforcei para bolar o TCC [trabalho de conclusão de curso] e no final não poder receber meu diploma é muito ruim” disse Sabrina Ramires Lima, 22, que concluiu o curso de produção com ênfase em plásticos em dezembro do ano passado. Foi ela quem entrou em contato com o G1 para relatar o problema.

De acordo com João Mongelli Netto, do Centro Paula Souza, entidade responsável pelasFatecs, os dois cursos passaram por uma atualização e tiveram que sofrer novo processo de reconhecimento. “Os alunos devem ter paciência e aguardar o reconhecimento, isso tudo leva um tempo. Não é uma coisa imediata, o aluno se formou e recebe logo o diploma”, afirmou. Os cursos foram criados em 2002 e possuíam reconhecimento até o primeiro semestre de 2006.

De acordo com a instituição, enquanto não recebem o diploma, os estudantes podem solicitar o certificado de conclusão de curso, que comprova que eles fizeram a graduação.
“Os alunos devem ter paciência e aguardar o reconhecimento, isso tudo leva um tempo. Não é uma coisa imediata, o aluno se formou e recebe logo o diploma”, afirmou João Mongelli Netto, do Centro Paula Souza, entidade responsável pelas Fatecs.

O documento, no entanto, não serve para todos os casos. O formando de produção com ênfase em plásticos, Edson Negrini, 44, por exemplo, disse que está tentando concurso público e teme não ter o diploma para apresentar caso seja aprovado. “Se eu passar, não poderei assumir porque eles só aceitam o diploma”, disse. Os estudantes também reclamam que não foram informados que poderiam pedir o certificado de conclusão.

Um outro graduado, Rafael Brandão, 25, é programador de produção em uma metalúrgica e diz que precisa do diploma para conseguir uma promoção na empresa. Ele conta que fez o trabalho de conclusão de curso sobre um procedimento da metalúrgica e ganhou o prêmio de funcionário destaque do ano, daí a promoção após a formatura.

A assessoria de imprensa do Centro Paula Souza informou que a instituição tem a expectativa de que o reconhecimento saia o mais rápido possível.
 Regularização
O presidente do Conselho Estadual de Educação, Pedro Salomão José Kassab, disse que o processo pode durar pelo menos três meses, se nenhum conselheiro pedir vistas sobre o assunto, o que, segundo ele, raramente acontece.

De acordo com Kassab, os dois cursos estão passando por uma atualização periódica de reconhecimento. “Normalmente os cursos das Fatecs não costumam ter problema. É uma instituição séria”, afirmou. De acordo com o presidente do conselho, a demora ocorre porque são muitos processos para a pequena estrutura do órgão.

Para renovar o reconhecimento, um especialista do conselho vai até a entidade de ensino, analisa uma série de dados e faz um relatório para o órgão estadual. Um conselheiro fica responsável pelo caso, opina se é favorável ou não ao reconhecimento e submete seu parecer à votação no plenário da Câmara de Educação Superior do conselho. É nessa etapa que pode haver pedido de vista. Segundo Kassab, ainda não está pronto o relatório do especialista. O profissional tem dois meses para concluir o trabalho.



quarta-feira, 20 de março de 2013

Muitos empregos na Construção Civil

O setor da Construção Civil é responsável pela geração de 7,7 milhões de empregos diretos e indiretos, segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E, com os primeiro sinais de retomada da indústria nacional, em 2013, já se percebe uma movimentação em torno da criação de mais oportunidades de trabalho, seja em agências de emprego, centros de apoio ao trabalho, empresas do varejo ou instituições não governamentais. 
A Arezza, por exemplo, anunciou, nesta semana, 150 vagas para cargos como pedreiro, carpinteiro, servente, armador e ajudante geral. Para candidatar-se, é necessário ter, no mínimo, 18 anos, ensino fundamental, experiência mínima de seis meses e disponibilidade para viagens. A carga é de oito horas, com vários turnos disponíveis.
Os selecionados serão contratados por um período experimental de 90 dias e, após este período, o contrato poderá ser renovado por um prazo indeterminado. 
Os contratados receberão salário compatível com o mercado, cesta básica, refeição no local de trabalho, transporte e alojamento fornecido pela empresa, além de seguro de vida, horas extras e prêmios por desempenho. 
Os interessados devem comparecer, munidos de currículo e documentos, à Rua Conselheiro Crispiniano, 403, salas 11/12, em São Paulo.
Há oportunidades no setor também para pessoas com deficiência oferecidas pelo Instituto Pró-Cidadania (IPC). São 50 vagas nas áreas Administrativa e Técnico-operacional, com carteira assinada e todos os benefícios exigidos por lei. 
Os candidatos podem inscrever-se, até 13 de abril, pelo e-mail sandra@ipcpe.org.br ou josenildo@ipcpe.org.br, enviando o currículo e cópia do laudo médico que ateste a deficiência. Devem ainda indicar a vaga/localidade de seu interesse. 
Os Centros de Apoio ao Trabalho, por sua vez, têm 143 vagas disponíveis para cargos diversos, desde aplicador de asfalto, encanador, ajudante de carpinteiro, carpinteiro, pedreiro, soldador e armador de ferros, com exigência de ensino fundamental incompleto; ajudante de eletricista, auxiliar de encanador, servente de obras, auxiliar de pedreiro, eletricista de instalações, auxiliar de colocador de vidro e encarregado de obras, com fundamental completo; eletricista de manutenção e técnico de edificações (nível médio completo), encarregado de construção civil (superior incompleto) e engenheiro civil (superior completo). Os salários variam de R$ 5,22 a hora (armador de ferros) a R$ 5.000, 00 (engenheiro civil).

Vagas indiretas
O bom momento da Construção Civil resulta ainda em empregos indiretos. A Leroy Merlin está com vagas abertas para a loja da Ricardo Jafet, em  cargos como atendente de caixa e assessor de vendas. Os interessados devem possuir o ensino médio completo, ter  perfil de negociação e disponibilidade de horário.
Os interessados devem entregar o currículo na loja (Avenida Ricardo Jafet, 1.501, junto ao Hipermercado Extra) ou enviá-lo pelo e-mail rhjafet@leroymerlin.com.br.

Capacitação
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), cerca de 70% das empresas no Brasil sofrem com a falta de mão de obra no setor da Construção Civil. Ainda mais alarmante é o número de contratados que obtiveram formação profissional anterior: apenas 18%. 
Diante deste cenário, Leandro Maluf e sócios apostaram em uma franquia do Instituto da Construção, por acreditarem na promoção de cursos como alternativa eficaz e que possibilita resultados em curto e médio prazos, para qualificação desta mão de obra.  
O Instituto, que fica na Avenida João Dias, 3.297, Campo Limpo, possui em seu portfólio os cursos de Eletricista, Gesso Acartonado, Instalador Hidráulico, Pedreiro Assentador, Pedreiro Azulejista, Pedreiro Revestidor, Reparos & Reformas, Leitura e Interpretação de Plantas e Mestre de Obras. Mais informações pelo telefone (11) 5851-8025. 

FONTE: http://www.oamarelinho.com.br/ArtigoVisualizacaoView.aspx?codigo=2210

vagas


ALMOXARIFE
Estamos admitindo, para obra na Grande São Paulo. Elétrica e hidráulica.
Apresentar-se com documentos à Rua Arinaia, 430-A, metrô Belém, São Paulo.

ALMOXARIFE
Venha trabalhar conosco. Para todas as regiões da Grande São Paulo.
Comparecer em uma de nossas unidades de seleção, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h. Santo Amaro: Rua Manuel Borba, 110, sala 6, Largo Treze, próxima à Estação Largo TReze do Metrô. Pinheiros: Rua Capote Valente, 176, próxima à Estação Clínicas do Metrô. Lapa: Rua Catão, 320, 1° andar, próxima à Estação de trem e terminal de ônibus.

APONTADOR DE OBRAS
Para Piracicaba (alojado)
Comparecer, munidos com documentos, à Rua Doze de Outubro, 389, sala 14, Lapa, São Paulo. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

ENCARREGADO DE OBRA
Construtora admite. Com experiência em obras. Comprovar registro em carteira.
Comparecer, com currículo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, à Rua Maracai, 185, Aclimação.

FISCAL DE OBRAS E INSTALAÇÕES DE ESQUADRIAS
Fiscal de obras e instalações de esquadrias
Enviar currículo: divanildo@evolutionesquadrias.com.br

MESTRE DE OBRAS
Para o Interior de São Paulo, (Paulínia). Construtora contrata. Com experiência comprovada.
Os interessados devem enviar currículo pelo e-mail: administracao@tetoeng.com.br

MESTRE DE OBRAS
Contrata-se.
Telefone (11) 4343-7379 ou enviar currículo pelo e-mail: currículo para diele.leal@eztec.com.br

SUPERVISOR DE OBRA
Vagas para alojamento.
Comparecer RUA CONS CRISPINIANO 403, 2° andar, sala 7, Metrô Republica.

TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES
Para zona norte de São Paulo, necessário experiência na função.
Enviar currículo para: camila@markagestao.com.br ou glenda@markagestao.com.br

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
CONSTRUBASE CONTRATA: Para trabalhar em Moema. ZONA SUL. Início imediato,
Interessados devem enviar currículo. E-mail: adm.urbfavela@construbase.com.br

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Admitimos com ou sem experiência, formado ou cursando, para elaboração de orçamentos.
Enviar currículo pelo o e-mail: mauro@somise.com.br

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Contratamos urgente!
Rua Afonso Sardinha, 115, Sala 01, Lapa, Centro, ou enviar currículo pelo e-mail: comercial2@realizaempregos.com.br

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – URGENTE
Urgente. Regime CLT, fixo, vale-transporte, vale-refeição, seguro de vida, assistência médica e odontológica (opcional). Necessário CREA,  certificado de conclusão do curso e registro em carteira na função (mínima de 6 meses). Daremos preferência à quem já tenha trabalhado como encarregado na área da Construção Civil. Imprescindível espírito de liderança. Não somos agência.
Os interessados devem ligar no telefone (11)2618-5722, para agendar entrevista, com Laura Vieira.


segunda-feira, 18 de março de 2013

ESSA FOTO GANHOU O MUNDO!!






O que era para ser unicamente uma atitude pessoal ganhou o mundo



Graças a uma turista do Arizona que registrou com a câmera de seu celular e postou no Facebook a imagem de um ser humano agindo com humanidade.

Estranho mundo esse nosso...

O que deveria ser corriqueiro casou espanto e admiração...

Foram mais de 400.000 compartilhamentos.

Tudo começou quando o Larry DePrimo um policial de Nova York de 25 anos fazia sua ronda normal pela 7º Avenida na altura da Rua 44...

DePrimo, observou sentado numa calçada um morador de rua que tremia de frio...

Sem ter com que se cobrir e descalço o homem tentava se aquecer mantendo-se encolhido e silencioso.

Diante da cena, o jovem policial se aproximou olhou, deu meia volta, entrou uma loja e com o dinheiro que carregava em seu bolso, comprou um par de meias térmicas e uma bota de inverno – gastou 75 dólares.

De volta à presença do morador de rua, DePrimo, lhe entregou as meias e as botas.

O homem, segundo DePrimo, deu um sorriso de orelha a orelha e lhe disse:

“Eu nunca tive um par de sapatos em toda a minha vida”.

No entanto, o gesto não se conclui na entrega do presente...

Percebendo que o morador de rua tinha dificuldade em se mover, o policial se agachou, colocou as meias, as botas, amarrou os cadarços e pergunto: ficou bom?

A resposta foram dois olhos felizes, lagrimejados e um novo sorriso.

Ao se despedir, DePrimo perguntou se o homem queria um copo de café e algo para comer...

“Ele me olhou e cortesmente declinou a oferta. Disse que eu já havia feito muito por ele”.

Aqui deveria ser o fim da cena.

O pano cairia e todos iriam para casa...

Mas não foi.

Jennifer Foster, autora da foto, foi para casa abriu seu computador e postou em sua página a foto e escreveu o seguinte texto, dirigido ao Departamento de Policia de Nova York.

“Hoje, me deparei com a seguinte situação. Caminhava pela cidade e vi um homem sentado na rua com frio, sem cobertor e descalço. Aproximei-me e justamente quando ia falar com ele, surgiu por trás de mim um policial de seu departamento.O policial disse: ‘tenho umas botas tamanho 12 para você e umas meias. As botas servem para todo tipo de clima. Vamos colocar’?”
“Afastei-me e fiquei observando. O policial se abaixou, calçou as meias no homem, as botas e amarrou seus cadarços. Falou alguma coisa a mais que não entendi, levantou e falou, cuide-se”.

“Ele foi discreto, não fez aquilo para chamar a atenção, não esperou reconhecimento, apenas fez”.

“Se foi sem perceber que eu o olhava e que havia fotografado a cena. Pena, me faltou coragem para me aproximar, lhe estender a mão e dizer obrigado por me fazer crer que a policia que sonho é possível”.

“Bem, digam a ele isso por mim”.

Jennifer Foster.

Em poucas horas, o texto e a foto de Jennifer pipocaram por todo o território americano e por boa parte do mundo.

Larry DePrimo, soube por um colega que lhe telefonou para contar...

Quando voltou ao trabalho e se preparava para sair às ruas foi chamado por seus superiores, ouviu um elogio, recebeu abraços de seus companheiros e quando seu chefe lhe disse que o departamento iria lhe ressarcir o dinheiro gasto de seu próprio bolso, Larry recusou e disse: “Não senhor, obrigado. Com meu dinheiro, faço coisas nas quais acredito”.

sábado, 9 de março de 2013

vagas




TÉCNICO SEGURANÇA TRABALHO
Conhecimento de NR12, programa PPRPS e experiência em indústria metalúrgica.
Comparecer, das 8h às 12h, à Avenida Henry Ford, 215, Parque da Mooca (próximo à Lorenzetti).

TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES
Para região norte, necessário experiência na função.
Enviar currículo para glenda@markagestao.com.br ou anacarolina@markagestao.com.b


ALMOXARIFE
Para região da zona leste, necessário experiência na função.
Enviar currículo para: glenda@markagestao.com.br ou anacarolina@markagestao.com.br

ALMOXARIFE
Com experiência.
Comparecer, de segunda a quarta-feira, às 7h30, à Rua Torres de Oliveira, 435, Jaguaré.

ALMOXARIFE
Com experiência.
Telefone (11) 4343-7379 ou enviar currículo pelo e-mail: currículo para diele.leal@eztec.com.br
ENCARREGADO DE OBRAS
Empresa construção civil grande porte contrata. Salário R$ 2.826,59. Fácil acesso ao ABCDM.
Rua Correia, 18, Centro, Santo André, falar com Camila. Telefone 4469-1059.

OFICIAL ALMOXARIFE
Com experiência.
Comparecer à Rua João Antonio de Oliveira, 431, próximo à Estação de Trem Mooca.

APONTADOR DE OBRAS
Experiência terraplenagem, disponibilidade para ficar alojado, conhecimento informática.
Rodovia Fernão Dias, km 80.1 – Zona Norte. Telefone 2995-8606. Currículo: andre.marcelo@etcterra.com.br

ENCARREGADO DE OBRA
Com experiência comprovada em obras.
Interessados enviar currículo para rh@luxalum.com.br ou rh2@luxalum.com.br

ENCARREGADO DE OBRAS
Para Sorocaba. Com conhecimento em projetos, liberação de pessoal, construção de prédios.
Entrar em contato pelo telefone (11) 2622-9384 ou e-mail: rbsconstrucoes@uol.com.br

ENCARREGADO GERAL
Para obra em Guarulhos, alojado ou para região
Os interessados devem comparecer, munidos com documentos, à Rua Doze de Outubro, 389, sala 14, Lapa, São Paulo. Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

FISCAL MEDIDOR
Com experiência.
Interessados enviar currículo para rh@luxalum.com.br ou rh2@luxalum.com.br

TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES
Grupo Clareza admite, com experiência. Vagas ABCDM.
Comparecer com documentos Rua Siqueira Campos, 253, Centro, Santo André, cv@clareza.com.br - 4509-4710, 4509-4711

DESENHISTA
Com experiência.
Ligar para: (11)2693-2516 ou (11)2694-7017, com Elisa ou Alfredo.

DESENHISTA AUTOCAD
Para indústria metalúrgica, com experiência. Para trabalhar na zona sul (Santo Amaro).
Enviar currículo para: info_tigrefios@ig.com.br

DESENHISTA TÉCNICO
Experiência em metalurgia. Para Guarulhos.
Interessados enviar currículo para rh@luxalum.com.br ou rh2@luxalum.com.br

PROJETISTA DE ESTANDES
Empresa no ramo de feiras e eventos procura profissional com experiência em AutoCad e 3D,  projeto de estandes.
E-mail: adm@novaarteventos.com.br


domingo, 3 de março de 2013

vagas


TÉC. EDIFICAÇÕES


Cargo: Téc. Edificações

OBSERVAÇÕES
P/ Jundiaí/SP. C/ exp. em medições. Enviar CV p/:

MESTRE DE OBRAS


Cargo: Mestre de Obras

OBSERVAÇÕES
C/ exp. p/ construção de prédios residenciais. Enviar Cv c/ pret. sal p/


EMPRESA DE ENGENHARIA CONTRATA: Experiência com ON e OFFSHORE Técnicos e Engenheiro com experiência em fiscalização em Tubulação, Pintura e/ou Projetos.Com CREA, para atuar em Macaé - Rio de Janeiro. Interessados enviar currículos: curriculo.rh.qd@gmail.com Vagas preferencialmente para portadores de deficiência conforme decreto: 5.296 de 02/12/2004


sexta-feira, 1 de março de 2013

Calculadoras de Engenharia



Confira as calculadoras mais utilizadas na Engenharia"

As profissões que estarão em alta em 2013



Confira quais áreas de atuação são promessa de emprego para profissionais no próximo ano, de acordo com especialistas consultados

Carreiras quentes

Pela primeira vez, desde 2009, os recrutadores brasileiros estão mais cautelosos com relação aos meses que virão. De acordo com pesquisa da Manpower divulgada, apenas 29% dos executivos esperam aumentar seu quadro de funcionários no próximo ano – este é o índice de otimismo mais baixo dos últimos três anos.
A cautela não é gratuita. A expectativa é que o Brasil feche 2012 com um pífio crescimento de 1,1% no PIB. O mau agouro da economia está atingindo em cheio as carreiras de muitos profissionais por aí. Em alguns setores, os anúncios de demissões já atingiram a casa dos milhares.
Mas o cenário não é nefasto para todos. Em algumas áreas específicas, a demanda por profissionais deve continuar alta. Confira quais as profissões que continuarão como promissoras em 2013:

As profissões que estarão em alta em 2013-blog-da-engenharia

Engenheiro Agrônomo

Por que é promissora: A chegada de empresas multinacionais ao mercado sucroalcooleiro no Brasil deu um “chacoalhão” nas usinas tupiniquins. Até então, as empresas do setor eram formatadas em modelos de gestão tipicamente familiares. Com o novo cenário, tiveram que se profissionalizar. Os engenheiros agrônomos tem a responsabilidade de buscar a melhor produtividade com o menor custo usando novas ferramentas tecnológicas, entre outras estratégias.
Perfil: Domínio de novas tecnologias agrícolas e visão estratégica
Salário: de R$ 8 mil a R$ 16 mil

 
Engenheiro naval

Por que é promissora: Estamos vendo a retomada dos estaleiros, hoje eles estão com 100% de ocupação. Segundo especialista, a estagnação do setor durante muito tempo resultou em uma lacuna na formação e experiência de profissionais nesta área.
Perfil: conhecimento técnico sólido e bom nível de inglês
Salário: início de carreira, R$ 5 mil ou R$ 6 mil. Para profissionais com 10 e 15 anos de experiência, chega a R$ 25 mil e R$ 35 mil.

Engenheiro mecânico

Por que é promissora: A demanda por engenheiros mecânicos é grande pelo mercado de energia (eólica, térmica e hidráulica).
Perfil: formação técnica sólida, além de domínio de inglês.
Salário: No início de carreira, por volta de 5,6 mil reais. Chega a R$ 25 mil e R$ 35 mil para profissionais com 10 e 15 anos de experiência.

engenharia-eolica-blog-da-engenharia

Engenheiro eólico

Por que é promissora: Tornar-se um especialista em engenharia eólica pode ser um bom negócio no Brasil. A expectativa é que até 2015, a capacidade instalada do parque eólico brasileiro alcance os 8 gigawats (GW), segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Atualmente, o país está na 20ª posição entre os maiores parques eólicos do mundo. No próximo ano, segundo o EPE, já estará entre os dez.
Perfil: formação técnica em engenharia, física, matemática e áreas afins de Exatas com especialização em energia renovável e experiência como técnico em energia eólica e em identificação e implementação de parques eólicos.
Salário: R$ 12 mil

Engenheiro de produção

Por que é promissora: A exploração do pré-sal pelo Brasil demanda profissionais desta especialidade em todas as etapas do processo.
Perfil: Além da formação técnica e bom nível de inglês, é preciso ter perfil de liderança e saber trabalhar em grupo. O profissional pode até não liderar um projeto em um primeiro momento, mas mais vai ter que interagir com diferentes áreas.
Salário: início de carreira é de R$ 5 mil ou R$ 6 mil e chega a R$ 25 mil e R$ 35 mil para profissionais com 10 e 15 anos de experiência

Gerente de projetos voltados para o setor de óleo e gás

Por que é promissora: Em 2013, serão abertas novas licitações para processos exploratórios de novos campos. Fato que aumenta a demanda por profissionais capazes de gerenciar projetos voltados para o setor de óleo e gás.
Perfil: formação em engenharia e domínio de inglês.
Salário: até R$ 20 mil.

automotiva-blog-da-engenharia

Engenheiro de produto para o mercado automotivo

Por que é promissora: Várias montadoras multinacionais estão estabelecendo novas fábricas no Brasil e passam a produzir aqui modelos exclusivos para o Brasil ou América Latina, então existe uma necessidade latente por engenheiros de produtos.
Perfil: formação em engenharia de produção ou mecânica. Domínio de inglês e de um terceiro idioma.
Salário: R$ 8 mil a R$ 10 mil.



Engenheiros civis

Por que é promissora: As grandes obras que ocorrem no Brasil, a Copa do Mundo e as Olimpíadas tornam a engenharia uma carreira promissora. Ao mesmo tempo, segundo especialista, faltam profissionais com formação suficiente.
Perfil: formação técnica sólida, bom nível de inglês e habilidade de gestão. O profissional precisa coordenar o trabalho de ponta a ponta e isto implica estar em contato com o servente até o seu colega engenheiro.
Salário: início de carreira: R$ 5 mil ou R$ 6 mil; chega a R$ 25 mil e R$ 35 mil para profissionais com 10 e 15 anos de experiência.

Diretor de obras para construção civil

Por que é promissora: As empresas precisam de alguém para gerenciar todo o projeto, cuidar desde o material empregado na obra até a equipe que vai fazer a construção. Um perfil cada vez mais raro no mercado, segundo especialista.
Perfil: formação em engenharia ou arquitetura com perfil de administração. Além de habilidades de liderança, formação técnica forte é essencial.
Salário: R$ 35 mil a R$ 40 mil

Gerente e diretor de negócios para o setor de infraestrutura

Por que é promissora: O setor de infraestrutura é estratégico no Brasil e tem sido alvo de investimentos bilionários. De acordo com especialista, o setor pode ser uma alavanca profissional para os recém-formados, que adquirirão experiência e podem rapidamente galgar posições.
Perfil: formação em engenharia e especialização em administração. Tem que ter vivência de mercado, visão estratégica e relacionamento comercial intenso. É uma qualificação que exige experiência. Nível de diretoria requer de 8 a 10 anos de experiência e gerência demanda de 3 a 5 anos.
Salário: nível diretoria chega a ultrapassar os R$ 30 mil.

quimica-blog-da-engenharia

Profissional de Pesquisa e desenvolvimento

Por que é promissora: É uma área em franca expansão no Brasil, que deixa de importar tecnologia para fabricação dos mais diversos produtos para se colocar também como um desenvolvedor destas tecnologia. Estamos falando desde produtos de beleza, passando pelo setor de óleo e gás até o desenvolvimento de sementes, diz especialista.
Perfil: formação nas áreas de engenharia, química e biologia.
Salário: no nível sênior: varia entre R$ 13 a 17 mil.



Gerente Industrial

Por que é promissora: Atualmente, é uma das posições mais importantes porque há muitas fábricas de diferentes setores instaladas no país”, diz especialista da ASAP, citando grandes polos industriais como o de Camaçari na Bahia e Suape em Pernambuco. O gerente industrial acaba sendo um prefeito de uma pequena cidade, dependendo da quantidade de funcionários da planta.
Perfil: formação em engenharia de produção, administração de empresas. É preciso combinar habilidade técnica e de gestão de pessoas, para alavancar os resultados.
Salário: R$ 20 mil.

Gerentes de projetos

Por que é promissora: A expectativa é que, em 2013, as empresas tentem recuperar o tempo perdido. E, para comandar essas iniciativas serão demandados gerentes de projetos.
Perfil: Seja com formação em engenharia, TI ou administração, estes profissionais são responsáveis por montar a linha do projeto. É necessário muita habilidade em relacionamentos, gestão de prazos e capacidade de influenciar pessoas”, diz especialista.
Salários: Entre R$ 8 mil e R$ 12 mi

Fonte: http://www.blogdaengenharia.com/2013/02/28/as-profissoes-que-estarao-em-alta-em-2013/

Software para Estudo e Dosagem de Concreto


Estudo e Dosagem de Concreto

29 Setembro, 2002
Descrição:
Estudo e dosagem de betão.
Autor:
Concreteste
País:
Brasil
Download

Fonte: http://www.engenhariacivil.com/cat/construcoes_software